quarta-feira, 4 de julho de 2012

O Consultório da R. | Non-Stop July!

Olá olá gente gira! 
Aqui no blog fartamo-nos de falar de cuidados com isto e com aquilo, pele, celulite, unhas, blá blá blá. Agora, e aproveitando o facto de termos muitas amigas também elas na área da saúde, deixamo-vos com a primeira parte do Consultório da R., vossa conhecida se acompanham o blog, e a nossa quase-Higienista Oral preferida!

Enjoy!
A.B.C.

                                                                                                                                                           

 




 “Os olhos são o espelho da alma”. Todos concordamos com esta citação. Mas e a boca? E os dentes? Será que também não é um dos cartões de visita da pessoa?
Ter um sorriso saudável não é apenas ter um sorriso branco. As tonalidades dos dentes variam de pessoa para pessoa, e, se for um pouco mais amarelado, não quer dizer necessariamente que haja algum descuido com a Higiene Oral (HO).


Pasta dentífrica
O mais importante é conter FLÚOR! O flúor mineraliza o esmalte, como que formando um ‘escudo’ protector contra as bactérias causadores de cárie e mau hálito. A pasta deverá conter, aproximadamente, 1500ppm de Flúor (presente nas embalagens).
As pastas branqueadoras não fazem milagres, muitas delas não contêm flúor e podem causar o desgaste da superfície dentária. Indicado para pacientes fumadores, que bebam muito café/vinho tinto, ou outros alimentos causadores da pigmentação.
Truque: Após a escovagem não bochechar com água, porque retira o Flúor! Apenas cuspir o excesso de pasta. (Trust us on this one!!! A.& B.)


Como escovar os dentes?
Devemos trocar de escova de 3 em 3 meses, ou quando os pêlos se encontram deformados. Optar por escovas macias para não danificar a gengiva.
Inclinar a escova a 45º contra o dente (como demonstra a fig.) e escovar todas as superfícies!


Escovar os dentes pelo menos 2x/dia (após pequeno-almoço e antes de deitar) e efectuar o fio dentário após a última escovagem do dia! Isto para evitar a proliferação das bactérias da placa bacteriana. A acumulação desta causa mau hálito, inflamação da gengiva (Gengivite), formação de cárie e evolução para o Tártaro/cálculo, que não é removido pela escovagem. Evitar os doces e snacks fora das refeições principais, bem como as bebidas, uma vez que propicia ainda mais o crescimento das bactérias.



Fio Dentário
Os espaços onde os dentes se juntam é o sítio onde há maior acumulação de bactérias e resto de alimentos, em que a escova não chega. Solução? FIO DENTÁRIO! Pessoalmente só uso uma marca - Gentle Expanding da Sensodyne. Técnica a usar:




São apenas alguns truques e ajudas para manter uma óptima HO! Qualquer dúvida responderei com todo o gosto! 
Agradeço às 3 Little Letters por esta oportunidade, e continuamos com a 2ª parte da rubrica amanhã!


Kisses. R.
 

6 comentários:

  1. Obrigada R. por nos deixares estes truques, porque realmente fazem maravilhas. Eu e a A. seguimo-los à risca e já passámos a palavra a umas quantas pessoas.

    A verdade é que resultam meninas, por isso façam o que a R. diz e terão os dentes mais bonitos do que nunca.

    Beijinhos, apesar de não gostar nada de ti :P
    B.

    ResponderEliminar
  2. Ai adoroo muito bom R.! :D
    beijocas para todas

    ResponderEliminar
  3. Muito Obrigada minhas queridas! Qualquer dúvida, já sabem ;)

    Beijinhosss


    P.S.: B., you love me <3

    ResponderEliminar
  4. Está espectacular! A A. e a B. já me tinham dito o principal é também tenho seguido tudo à risca :D

    C. *

    ResponderEliminar
  5. Porém, existem fumadores e consumidores de café em grande escala que têm os dentes mais brancos que muito boa gente sem ambos os vícios... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá por os pontos nos i's que isto assim fica demasiado confuso! A A. sou eu LOL tu no máximo podes assinar como "O A."

      Quanto ao teu comentário, sim, como em tudo na vida algumas pessoas nascem de rabo virado para a lua e têm essa sorte, mas não se verifica na generalidade da população, por isso vamos alertar a restante população mundial que não tem a tua sorte, não achas? :)

      A.* (A verdadeira)

      Eliminar

Opiniões Brilhantes