sexta-feira, 13 de julho de 2012

Nhamii nhamii.. | Non-stop July!

Hello hello!

Como disse no facebook do blog na passa segunda-feira, a minha mummy linda fez anos. E eu não fui de modas e decidi  - apesar de geralmente não ter muito jeito para a coisa - fazer uma coisa diferente. E assim surgiu-me a ideia de fazer o bolo de chocolate com morangos e natas que a minha querida "sogra" tinha feito no outro dia e que estava delicioso. 

De facto, a família toda aprovou e lambeu os dedos! E eu claro, toda feliz e contente por ter feito algo de jeito na cozinha que não seja massa ou saladas. Portanto vou compartilhar a receita com vocês, caso vos apeteça fazer algo caseiro num aniversário próximo.

Parte 1 - O bolo de chocolate:

4 ovos
1 chávena de chá (como a da imagem no lado esquerdo) de açúcar
1 chávena de chá de farinha (eu uso farinha com fermento)
1 chávena de chá de óleo (mal cheia)
2 chávenas de chá de chocolate em pó
Um bocadinho de leite magro/meio-gordo

Coloquei primeiro o açúcar e os ovos, e depois comecei a mexer até formar uma massa. Depois, fui colocando o óleo, a farinha, e por fim o chocolate em pó, e fui mexendo tudo conforme ia colocando até formar a massa uniforme. Em alternativa, podem bater com a batedeira, claro! No final, colocar um bocadinho de leite, para deixar o bolo mais fofo e mexer. 



Untar a forma com manteiga e polvilhar com farinha, de modo a que fique bem coberta. Pré-aquecer o forno a 180º ou 200º, consoante seja mais rápido ou mais lento, isso já é ao vosso critério. Espalhar a massa pela forma e levar ao forno!



 - Dependendo dos fornos como disse, pode demorar mais ou menos tempo. Como o meu forno é rápido e eu não queria deixá-lo seco, retirei ao fim de 20 minutos. E de facto fiquei entre o húmido e o bem-cozido-não-seco :p

Depois de retirado, deixar o bolo arrefecer...




Parte 2 - As natas e os morangos:

1 pacote de natas light
2 colheres de sopa de açúcar
Umas gotinhas de sumo de limão
500 gramas de morangos


Colocar o pacote de natas no recipiente juntamente com as duas colheres de sopa de açúcar. Espremer umas gotinhas de limão. Bater tudo com a batedeira até ficar com uma certa consistência cremosa e não muito líquida. Eu comecei com a velocidade média e depois no final pus a velocidade máxima.

Lavar bem os morangos e cortar metade deles em quatro partes e a outra metade cortar ao meio.

Colocar num recipiente parte das natas (um pouco menos de meio) e juntar com os morangos cortados em quatro.

Parte 3 - Enfeitar:

Cortar o bolo ao meio na horizontal de modo a que fique dividido em dois. Convém usar uma faca bem grande que consiga cortar atravessar o bolo para ficar o mais direito possível. Com cuidado, retirar a parte de cima. Cobrir a parte de baixo com a porção das natas e dos morangos juntos. Colocar a parte de cima do bolo. Cobrir todo o bolo com a restante porção de natas. Decorar com o resto dos morangos a gosto.



O bolo saiu melhor do que eu pensava, porque não costumo ser muito adepta de natas nos bolos, mas a verdade é que fica delicioso. E é uma óptima alternativa ao típico bolo de chocolate básico :)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Opiniões Brilhantes