terça-feira, 13 de março de 2012

Secrets - A. #1

Hola!

Seguindo o belo exemplo da B., venho também hoje mostrar-vos a minha rotina de cuidados diários com o rosto. Aviso desde já que os produtos que eu uso não são adaptados para o meu tipo de pele (oleosa/tendência acneica/megasensível), mas sim adaptados ao meu tipo de pele neste momento (seca/descamativa/hipermegasensível). Confusos? Eu explico!

Desde sempre que tive problemas com o acne, e depois de muito sofrer e de experimentar todos os produtos do supermercado, da farmácia e até as receitas caseiras do tempo da avózinha, simplesmente desisti, comecei de novo e fiz o que devia ter feito desde o início: fui ao dermatologista. Actualmente só me arrependo de não ter ido mais cedo, e de ter deixado que o acne e os complexos que ele trouxe consigo dominassem a minha vida durante a maior parte da minha adolescência. 

Comecei então a fazer um tratamento com Isotretinoína em comprimidos. Digo-vos já que não foi fácil: investi muito dinheiro mesmo, entre consultas, medicamentos (porque no início tomamos também antibióticos e glucocorticóides, para atingir todas as causas do acne) e produtos, para além de que temos de estar preparados para lidar com o desconforto e os sacrifícios. Eu pessoalmente não sou uma pessoa muito picuinhas, mas não é fácil ter a pele da cara a cair durante semanas e semanas e semanas, como se fossemos umas cobras; ter a pele do corpo para lá de seca; ficar com a pele ainda mais sensível do que sempre tive; ter a pele dos olhos mega-sensível e descamativa; ter cieiro permanente nos lábios 365 dias por ano; ter de ter mil cuidados com o sol para não desenvolver nenhuma dermatite (sim...aconteceu-me nas omoplatas :x); etc, etc, etc. Por esta altura estão vocês a achar que eu sou maluca por continuar com isto, mas acho que só quem passou pela experiência de ter acne severo e exuberante compreende o que este pode fazer à nossa auto-estima, e eu pessoalmente considero que esta foi a melhor coisa que fiz. Passamos por tudo isto, mas também ficamos com a pele limpa em...um mês, sensivelmente?! Hello boost de auto-estima!

Então, actualmente continuo a fazer o tratamento, mas já estou nas fases finais de "desmame", tomo os comprimidos de Isotretinoína só três dias por semana, e na dosagem mais baixa. Mas a pele continua tendencialmente seca, e por isso mesmo, mantenham em mente que a maioria dos produtos que vou apresentar são para pele seca.

Vamos lá começar! Diariamente, de manhã e à noite, lavo o rosto com D'Aveia Emulsão de Limpeza para Pele com Tendência Acneica, e isto é feito religiosamente! Não interessa a que horas acordo, a que horas me deito, se foi uma noitada ou não, nunca deixo de lavar a cara. Esta emulsão é muito suave, tem um cheirinho muito agradável e deixa a pele muito macia, porque combate a oleosidade e a irritação cutânea.


De manhã aplico de seguida o D'Aveia Creme Hidratante, que está indicado para pela seca e sensível, restabelecendo o equilíbrio hidrolipídico cutâneo, prevenindo o aparecimento de secura, desidratação e prurido. E o que adoro neste creme é que dura séculos, só precisamos de aplicar um bocadinho para ter o efeito desejado.  



De noite, tenho dois cremes que aplico alternadamente (ou seja, um dia um, no dia seguinte o outro), o Creme Anti-aging Eutrofic Forte da OTC  e o Creme Hidratante Eutrofic da OTC. O primeiro está indicado para a hidratação e cuidado de peles secas, e facilita a renovação celular, diminuindo as manchas e rugas finas da pele, e serve no meu caso para diminuir a hiperpigmentação e as marcas deixadas pelo acne; o segundo está indicado para a hidratação e cuidado de peles secas ou mistas. Ambos os cremes têm ácido glicólico, a única diferença entre eles é que o Forte tem uma percentagem de 10% deste produto, e o Hidratante tem apenas 5%.



Aplico também, de manhã e à noite, o creme de olhos de que vos falei aqui.

O desmaquilhante é outro produto que também uso religiosamente, agora utilizo o Estée Lauder Take it Away - Desmaquilhante de Rosto e Olhos. Basta aplicar sobre a pele seca, massajar bem e passar por água, e está indicado para todo o tipo de peles. 



Uma vez por semana aplico a Máscara Rehidratante Estée Lauder Triple Creme. Como hidrata bastante, não gosto de abusar e aplico apenas uma vez por semana. Coloca-se no rosto seco, deixa-se actuar durante 10min, e depois retira-se com algodão seco. Não se deve lavar a cara logo a seguir para a máscara poder actuar, ou seja, convém fazer quando estivermos um bocadinho em casa sem nada para fazer. 



E pronto, aqui fica a longa lista de cuidados com o meu rosto! Todos eles foram adquiridos na farmácia por indicação da minha dermatologista, excepto o creme de olhos, e os dois produtos Estée Lauder, que existem na maioria das perfumarias. 

P.S. - Deixo-vos com as Nails of le Day...Sim, tive três folgas seguidas e não resisti! hihihi



C-ya next time!

A.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Opiniões Brilhantes