quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Adult Life: First Job

Hello everyone!

Hoje começo uma pequena rubrica aqui no Blog, que como o título indica, se trata de pequenas reflexões sobre isto de ser uma pessoa adulta, algo que ainda estou a aprender e que não é de todo fácil.

O post de hoje, o primeiro, debruça-se sobre a questão do primeiro emprego. Durante 16 anos da minha vida, como acontece com a maioria dos jovens que seguem o caminho da universidade, a vida era fácil, segura, certa. Depois vem o pior: trabalhamos arduamente, rezamos pelo dia em que vamos receber o Diploma e que nunca mais vamos estudar nem ter frequências nem nada do género, até que chegamos à ultima etapa e o caso muda de figura. Lembro-me de andarmos todos nos últimos meses do curso a rezar para que a Faculdade durasse mais um bocadinho, porque verdade seja dita, é um dos melhores períodos da vida de qualquer pessoa.

Mas voltando à temática central deste post, a minha experiência com o primeiro emprego acabou por ser um bocadinho diferente (embora cada vez mais se torne a norma e não a excepção para recém-licenciados), pois acabei o meu curso a 12 de Julho e a 21 já estava na entrevista para vir trabalhar para Inglaterra. 

Confesso que nas semanas que antecederam a mudança o facto de ir trabalhar como Enfermeira "à séria" pela primeira vez era a menor das minhas preocupações, quando comparada com a mudança para Inglaterra e tudo o que acarreta. Mas assim que cá cheguei e me vi instalada, começou o nervoso miudinho.

Os primeiros dias foram assustadores: sentia-me burra porque não sabia as rotinas, não sabia o sítios das coisas, não conhecia as burocracias, os protocolos, as pessoas. Mas uma coisa era certa e foi a essa que me agarrei: confiei na minha educação e no meu treino. A enfermagem, por mais diferente que seja em Inglaterra (e não entro em pormenores ou só saímos daqui em 2015), tem aspectos fundamentais que se traduzem para qualquer país, realidade ou cultura. E foi a esses aspectos e ao meu conhecimento que me agarrei. O resto vem por arrasto. Com o tempo aprende-se tudo. A chave? Ser humilde, mostrar vontade, mostrar-se disponível, tentar, não ter vergonha de errar, fazer todas as perguntas e mais algumas. Aceitar as críticas e conselhos de quem trabalha há mais anos, mas basearmo-nos sempre no nosso conhecimento para sustentar os nossos arguementos. E criar um bom ambiente com as pessoas com quem trabalhamos. Não, não vamos simpatizar com toda a gente. Mas os nossos colegas de trabalho não têm de ser necessariamente nossos amigos, e se conseguirmos ser sempre simpáticos, cordiais e educados, nunca ninguém vai ter nada para nos apontar e o ambiente no trabalho será 10 vezes melhor. 

Estou quase a fazer 2 meses que trabalho e não me arrependo de vir para este país. Adoro trabalhar, adoro receber o meu dinheiro e pagar as minhas contas sem dar satisfações a ninguém. Adoro que me digam que parece que trabalho como Enfermeira há anos. Adoro já ter amizades no trabalho que tornam os piores turnos nos mais divertidos. E se há dias em que a última coisa que me apetecese é sair da cama, juro que em nada me arrependo do emprego que escolhi.



Choose wisely


Love,

A.

5 comentários:

  1. Fico contente por saber que está a ser uma boa experiência :)

    beijinho e bom ano

    ResponderEliminar
  2. Eu cho que quem tira curso de enfermagem tem uma vantagem sobre quem tira alguns outros cursos. Faz estágios ao longo do curso e isso é uma mais valia no que toca à pratica! Pelo menos eu preferia. Eu trabalho desde os 16 anos mas se não o fizesse este ano ia terminar o curso (se tudo correr bem) sem qualquer experiência profissional, tal como muitos dos meus colegas!! Ia ser horrivel, nem quero imaginar. No entanto no teu caso ter ido para Inglaterra deve ser sido uma diferença e tanto apesar de as bases estarem lá. Fico feliz por gostares daquilo que tu fazes! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, de facto fazemos estágios ao longo do curso. No meu caso em particular já tenho estágios desde o meu 2º ano. Contudo a ideia de ter de iniciar a pratica profissional noutro pais, noutra lingua é ainda mais assustadora. Mas uma coisa que me deixa mais descansada é de saber que tenho colegas portugueses que ja passaram por esta situação e modesta à parte, os portugueses sabem receber muito bem.
      Desejo te muita sorte no teu curso...espero que corra tudo bem :)
      P.S sou leitora do teu blog e adoro-o

      Eliminar
  3. Olá antes de mais gostaria de dar os parabéns pelo blog e pela coragem em viver noutro país naquilo que gostas de fazer.
    Sim estou exatamente na mesma area que tu, enfermagem, e a 6 meses de ter o meu diploma na mão e ser "enfermeira". Deste que me inscrevi neste curso que me tenho acostumado à ideia de ir para fora, mais propriamente Inglaterra. Confesso que sempre quis viver noutro pais e cada vez mais esta é a unica alternativa que me resta. À qual eu espero conseguir concretizar.
    Fiquei muito feliz em encontrar um blog com o qual me identifico bastante.
    Obrigada por partilhares estas informações com as tuas leitoras. A partir de agora vou ser uma visita assídua.
    Continuação de bom sorte para esta nova aventura.
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  4. Olá Olá "Vizinha"!

    Também estou a morar em Inglaterra e fiquei feliz por encontrar este blog e ler isto! Revejo-me neste post. :)

    beijinho

    ResponderEliminar

Opiniões Brilhantes