sábado, 20 de julho de 2013

What to wear to a job interview

Hello, hello!

Como podem ter percebido pelo nosso Instagram (@3littleletters), tanto eu como a C. vamos ter a nossa primeira entrevista de trabalho nos próximos dias. Para além de todo o nervosismo associado, houve uma frase no e-mail que recebi da empresa que imediatamente me pôs a pensar: "Pede-se aos candidatos que não levem jeans, pois não é considerado apropriado". Mal li isto, fiquei logo preocupada com a minha imagem para a entrevista.

Acho que toda a gente tem a noção de que, independentemente da qualidade das nossas qualificações e do nosso curriculum, e até da nossa capacidade de comunicar e de vendermos um pouco as nossas qualidades, a imagem é também uma parte importante dos cuidados a ter para uma entrevista de emprego. 

Assim, venho-vos resumir para mim os conselhos chave para este momento:

1) Adaptar o look ao trabalho pretendido. Acho que esta é um bocado óbvia, e se usarmos o nosso senso comum, teremos em conta a área e o local onde queremos trabalhar. Obviamente que se falarmos de um trabalho numa firma de advogados ou um part-time num bar da praia, o look vai ser diferente.

2) Cuidado com os comprimentos, e neste ponto refiro-me a saias/vestidos curtos, saltos demasiado altos e decotes profundos. Acho que um pouco de modéstia e moderação ficam sempre bem quando queremos causar boa impressão. Uma saia/vestido pelo joelho ou um pouco abaixo, uns sapatos rasos ou com um pequeno salto e um decote sensato parecem-me apropriados, assim como cobrir os braços e ombros com uma blusa com mangas ou um blazer.

Too much legs, don't you think?

3) Escolher roupa de cortes clássicos, padrões e cores discretas. Claro que um pop of colour não faz mal nenhum, mas secalhar usar padrão tigre da cabeça aos pés...not so much.

4) Manter as unhas curtas, arranjadas e com uma cor clara. O mesmo se aplica a maquilhagem; obviamente que queremos ter um bom ar e tapar olheiras e imperfeições, mas nada de maquilhagem pesada nos olhos ou uns lábios muito garridos. Penso que será sempre seguro escolher um look natural e leve.

YES!

NOT!













5) Cuidado com os perfumes. Alguns cheiros são muito agressivos e podem tornar o entrevistador desconfortável, por isso pensem duas vezes antes de se encherem de perfume da cabeça aos pés.

6) Por último, por mais clássicos, simples ou conservadores que queiram ser, não deixem de dar um toque da vossa personalidade e juventude, afinal o objectivo passa também por deixar uma impressão duradoura nos vossos futuros empregadores, por isso apostar num pormenor para sobressair na multidão nunca fez mal a ninguém! :)



Concordam? Alguém tem experiência nestas coisas e quer deixar algum conselho?
Wish us luck!

Love,

A.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opiniões Brilhantes